quinta-feira, 15 de março de 2012

Resumo do Livro Iracema

Por José de Alencar

 Romance indianista. Iracema é uma índia tabajara que, ao ver Martim, um branco de "cabelos cor de sol", atira-lhe uma flecha. Mas logo a seguir quebra a flecha e salva-o, levando para a taba de seu pai, onde e é recebido e mostra conhecer bem os índios. Iracema e Martim se apaixonam, apesar deste ter uma noiva lhe esperando. 
Apesar dos pretendentes e de Caubi, seu irmão, Iracema e Martim fogem com a ajuda de Poti, um índio potiguara, amigo de Martim e inimigo dos tabajaras. (Poti é um personagem histórico: viria a se tornar Felipe Camarão, um dos combatentes que expulsaram os holandeses do Brasil.) Eles se estabelecem perto do mar e vivem felizes no começo. Um dia Iracema engravida e logo depois Martim vai à guerra e volta. 
Meses mais tarde, deprimido e com saudades da terra, entristece involuntariamente Iracema. Ele e Poti lutam mais uma guerra enquanto Iracema dá a luz e é visitada por seu irmão, Caubi, que a perdoa. Quando Martim e Poti voltam, Iracema morre e Moacir, seu filho, fica aos cuidados de Martim. O romance é uma tentativa de criar uma lenda para a origem do Ceará, já que Moacir, filho de Iracema e Martim, é o primeiro habitante do Ceará. A descrição da terra é minuciosamente ufanista e as qualidades e linguagem indígenas lembram as de cavaleiros medievais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário